Esse blog tem o objetivo de auxiliar alunos na materia de CFB (Ciências Físicas e Biológicas). Integrantes do Blog: - Al: Piccoli - Al: Joao Pilotti - Al: Pavani
sexta-feira, 2 de março de 2012
TEORIA DA NEBULOSA
Essa pesquisa fala sobre a teoria da nebulosa. Segundo essa teoria o sistema solar teria sido originado, há serca de 4600 M.a; a partir de uma vasta nuvem de gás e poeira-a nébula solar, num processo evolutivo.
Contração da Nébula: Graças á existência de uma força de atração gravitacional gerada pelo aumento e massa na região central da nebulosa.Esta contração da nébula terá provocado o aumento da sua velocidade de rotação.Por causa disso a nébula começou a se achatar até ficar na forma de disco, com uma massa densa e luminosa de gás em posição central. Essa massa será o sol no futuro, correspondente a cerca de 99% da massa da nébula.
Durante o aquecimento do disco nebular, em torno do futuro sol, verificado a condensação dos materiais da nébula em grãos sólidos. As regiões situadas na periferia aqueceriam mais rapidamente que as próximas da estrela em formação. Uma vez que cada temperatura corresponde a condensação de um tipo de material com determinada composição química, terá ocorrido uma separação mineralógica de acordo com a distância ao Sol. Em cada uma das zonas do disco assim originadas, a força da gravidade provocaria a aglomeração de poeiras, que formariam pequenos corpos chamados planetesimais, com diâmetro de cerca 100 m. Os maiores desses corpos atraíram os mais pequenos, verificando-se a colisão e o aumento progressivo das dimensões dos planetesimais.
Todo este processo denominado acreção, conduziu à formação de corpos de maiores dimensões, os protoplanetas, e, posteriormente, aos planetas.
Nessas condições de elevada temperatura, a Terra e outros planetas terão sofrido dois fenômenos que contribuíram para a sua configuração atual: diferenciação e desgaseificação.
O primeiro a diferenciação, fala que o atual movimento dos materiais mais densos para o interior da terra, por ação resultante da força da gravidade, contribuiu para a atual disposição concêntrica das diferentes camadas que a constituem com valores decrescentes de densidade do centro para a periferia.
E o segundo o da desgaseificação, fala na libertação de grandes quantidades de vapor de água e outros gases do seu interior, estaria na origem da formação da atmosfera primitiva, uma vez que a força gravitacional do nosso planeta é suficientemente forte para reter os gases que se libertavam do seu interior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário